Thursday, October 30, 2014

RESENHA DO "REFLEXOS & REFLEXÕES" EM MALLARMARGENS

Reflexos e reflexões é o livro de estréia de Gringo Carioca. Descontraído e de leitura fácil, é uma boa surpresa para todos que acham impenetrável o universo da poesia. Na verdade creio que maior mérito não há neste apanhado de poemas de Gringo Carioca. Uma leveza de quem se encanta como noviço das palavras e nem por isso de modo menos sério ou descuidado com a lírica.
         
Creio que o poema inicial de Reflexos e reflexões já desperta os leitores para uma característica fundamental do artista. “A obra”, texto em que o poema passa a ser continuamente predicado de diferentes formas, introduz a característica mutável do artista que nunca se cansa ou se dobra diante das infinitas possibilidades. Assim, Reflexos e reflexões é fundamentalmente uma obra aberta, que pede e anseia pela interferência do leitor para não ficar velho, antigo, pra não acabar, pra ser reformado, pra não ter regresso ou recesso e pra ter sua cara. Digo isso, replicando alguns dos predicados do poema que apresenta as possibilidades de Reflexos e reflexões.



         
Em uma obra aberta, no mais criativo dos sentidos que essa atribuição possa assumir, é natural que o autor proponha jogos de leitura e representação. Há no livro poemas curtinhos, como “Só lido”, que transcrevo: “Bom dia, / solidão. // Boa tarde, / sol. // Boa noite, / só.” Também outros, quase provocações, assim como “Acessar”, “Aguardar”, “ Anjo malandro”, “Separação”, para citar apenas alguns. Estes e muitos outros ao longo do livro, são poemas que de um modo direto e sincero brincam com os sons e colocam situações quotidianas que certamente pulam na mente de qualquer leitor, mas que Gringo Carioca teve coragem de colocar no papel, demonstrando assim uma jovialidade que muitos artistas passam toda a vida pra aprender, e fracassam justamente por que no cerne de tudo esqueceram que a obra abre-se como criança, primeiramente, e de um ludus ontológico nascerá a arte.
      
Os poemas “Casa de areia”, “Cegueira”, “Esperança vazia”, “Paz”, “Romance” e “Tudo em vão”, por sua vez presenteiam o leitor com o contraponto de imagens poéticas mais elaboradas. Aliando em si alguns clichês poéticos revisitados com técnicas variadas, como assonâncias e repetições internas se alternando com rimas de diferentes tipos, sem excessos nem exageros: simples poesia que soa bem à voz da leitura.
         
Um livro divertido e leve, Reflexos e reflexões, de Gringo Carioca nos apresenta uma poesia com um caráter pop, e uma reflexão fundamental sobre a acessibilidade da palavra. Concluindo com alguns dos versos do autor: “o poema é uma obra em progresso // o poema é um projeto / o poema não tem hora pra começar / o poema não tem hora pra acabar / o poema não depende apenas do poeta”, é um convite à obra. 

-- ROBERTO DUTRA JR.
  
 
 
Roberto Dutra Jr. é um neurótico social como todo brasileiro de cidade grande. Adora literatura, mas as palavras não fazem mais sentido. Mestre em Letras, tem um livro publicado e diversos artigos de caráter acadêmico e crítico publicados. Foi editor de revista acadêmica, contribuiu para jornais e revistas literárias no Rio de Janeiro  e tem um seríssimo flerte com a música. Adora gatos e poemas, que movem-se na penumbra e nunca revelam-se inteiramente. Leia mais textos do autor aqui.

http://www.mallarmargens.com/2014/10/roberto-dutra-jr-resenha-reflexos.html

No comments: